O Programa MenteInovadora é integrado à escola como um todo e funciona com aulas semanais onde são trabalhadas prazerosas atividades em grupo e jogos de raciocínio para desenvolver habilidades para a vida:

As aulas iniciam com contextualização que introduz o tema da aula e incentiva o engajamento dos alunos por meio de jogos de raciocínios,sempre praticados em duplas ou grupos.

Enquanto os alunos jogam, o professor mediador promove reflexões para autoconhecimento dos alunos, utilizando-se de Métodos Metacognitivos e estratégias de raciocínio que os ajudam a melhor lidar com os desafios. O Método do Semáforo, por exemplo, orienta a parar antes de agir e o Método do Detetive, a fazer perguntas sistemáticas para solucionar problemas.

Ao final da aula, os alunos são encorajados a refletir sobre as situações vivenciadas e relacioná-las com o cotidiano, transferindo os aprendizados da sala de aula para a vida: como gerenciar tempo e outros recursos, como trabalhar em equipe e lidar com conflitos, como planejar e tomar decisões mais conscientes, como desenvolver senso crítico e poder de argumentação, como buscar e processar informações complexas, entre outros.

Currículo Mind Lab

O Programa MenteInovadora é organizado por faixa etária e traz conteúdos, recursos e métodos adequados às diferentes fases de desenvolvimento dos alunos:

Na Educação Infantil são utilizados jogos de tabuleiros e acessórios adaptados como tapetes gigantes para integrar os alunos e trabalhar as necessidades da primeira infância: orientação especial, desenvolvimento psicomotor e habilidades básicas de pensamento.

Os alunos do Ensino Fundamental utilizam jogos de raciocínio para desenvolver estratégias de pensamentos, habilidades sociais e emocionais para lidar com situações problema. Do 6º ao 9º ano, os alunos têm acesso ainda ao Portal do Aluno, uma verdadeira extensão do Programa MenteInovadora, estruturado com desafios estimulantes para aprender e se divertir fora da sala de aula.

“Aprendemos bastante coisa, como lidar com o dia a dia, como pensar, e isso é muito bacana! Os jogos ensinam muito! Como você vai se portar em cada situação, decisões a tomar, ...” Gabriel, aluno do 8º ano.

No Ensino Médio, os alunos possuem Aulas Interativas com Tablets, que exploram jogos digitais e outros recursos multimídias para engajar os jovens e desenvolver habilidades e competências. O objetivo é formar cidadãos mais críticos e conscientes para enfrentar o mundo do trabalho.

Novo design e conteúdo para 2014

Metodologia comprovada

O Programa MenteInovadora vem sendo continuamente avaliado por meio de estudos científicos em parceria com renomados institutos e universidades ao redor do mundo. Os resultados comprovam uma evolução significativa no desempenho dos alunos nas disciplinas regulares do currículo e no desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas. Alunos, famílias e professores reconhecem a contribuição do Programa na estruturação do raciocínio, no fortalecimento das relações sociais e melhor preparo emocional para lidar com os desafios cotidianos.

“O Programa MenteInovadora desenvolvido em nossa escola desde o ano de 2009, contribuiu muito no desenvolvimento de habilidades de nossos alunos, auxiliando-os nas atividades do dia a dia, pois instigam os alunos a criarem estratégias, organizarem o raciocínio e explorarem a curiosidade e a criatividade nos mais diversos ramos do conhecimento.”
Gisele Cristina Feskiu e Simoni Aparecida
da Rocha Calegari – Professoras